TJ/SP DETERMINA PROSSEGUIMENTO DOS EMBARGOS À EXECUÇÃO FISCAL MESMO SEM GARANTIA INTEGRAL

O Tribunal de Justiça de São Paulo reformou sentença que extinguiu os Embargos à Execução (defesa do executado), tendo em vista que o valor da dívida não estava integralmente garantido por penhora.

Foi determinada a penhora de contas da Executada pelo sistema BACEN-JUD. A ordem foi parcialmente cumprida. Com a intimação da penhora a empresa Executada propôs Embargos à Execução, alegando entre outras matérias a inconstitucionalidade dos juros de mora fixados pela Lei nº 13.918/09.

Na decisão que rejeitou liminarmente os Embargos, a juíza entendeu que “o valor penhorado é ínfimo, em relação ao valor da execução e o executado não demonstrou a impossibilidade de prestar garantia idônea e integral.”.

A empresa recorreu da decisão, alegando que a decisão contrariava os princípios da ampla defesa e contraditório, bem como, a jurisprudência sedimentada do STJ sobre o tema.

A 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, deu provimento ao recurso da empresa e determinou o prosseguimento dos embargos, reconhecendo a possibilidade de que, a qualquer tempo, se proceda ao reforço de penhora, nos termos do artigo 15, inciso II, da Lei nº 6.830/80.

Abaixo a EMENTA do Acórdão:

DESNECESSIDADE DE PENHORA INTEGRAL PARA APRESENTAÇÃO DE EMBARGOS À EXECUÇÃO FISCAL

Embargos à execução fiscal. Penhora insuficiente. Prosseguimento dos embargos. Admissibilidade. Possibilidade de que, a qualquer tempo, se proceda ao reforço de penhora, nos termos do artigo 15, inciso II, da Lei nº 6.830/80. Aplicabilidade, ademais, do artigo 914, do Código de Processo Civil de 2015, que dispõe ser prescindível a integralidade da penhora para fins de oposição de embargos à execução. Entendimento sedimentado no Colendo Superior Tribunal de Justiça por ocasião do julgamento do REsp nº 1.127.815/SP, submetido ao regime de recursos repetitivos.

Sentença reformada. Recurso provido, com o fim específico de determinar o prosseguimento dos embargos à execução fiscal.

(TJ/SP – Apelação Cível nº 1000971-67.2016.8.26.0014 – Relator: OSWALDO LUIZ PALU – 9ª Câmara de Direito Público – Julgamento: 29/01/2020)

Acesse a íntegra do Acórdão. (TJSP – Embargos à Execução – Desnecessidade de garantia integral).

Escolha uma categoria

LEIA TAMBÉM

Fique por dentro

compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email